Skip to main content
Notícias

Aula Aberta: Cartuxas revisitadas - No encalço de Le Corbusier

Esta aula aberta pela Professora Doutora Arq. Marta Sequeira (U. Évora) terá lugar no dia 22 de Fevereiro 2019 (sexta-feira), às 9h00, na Sala G.2.2. Todos os alunos DAU estão convidados a assistir.

Le Corbusier sugere, em quatro escritos distintos, a influência de um mosteiro na conceção do seu projeto de habitação colectiva Immeuble-villas, de 1922.

Refere-se a uma cartuxa em Galluzzo, nos arredores da cidade de Florença, chamada Cartuxa do Vale de Ema: um mosteiro que havia sido fundado em 1342 por Niccolò Acciaioli e que Le Corbusier visita durante as suas viagens iniciáticas pelo mundo da arquitetura e das artes decorativas – em 1907 e 1911.

Vários são os autores que referem esta analogia, repetindo as palavras do arquiteto. No entanto, os documentos constantes nos Arquivos da Fundação Le Corbusier permitem verificar que o conhecimento de Le Corbusier sobre a Ordem Cartusiana não se baseia apenas na experiência de um mosteiro em particular.

Se, ao deslocar-se em busca a tumba do cardeal Angelo Acciaiuoli, o jovem Charles-Edouard Jeanneret se depara com a Cartuxa de Florença, ao enamorar-se por este mosteiro, descobriu a tipologia da Ordem dos Cartuxos.

Nesta conferência propõe-se então precisamente uma expedição pelas «cartuxas de Le Corbusier», ou seja, uma incursão pelo étimo da habitação colectiva moderna.

Marta Sequeira é Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (2001) e Doutorada em Projetos Arquitetónicos pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona da Universidade Politécnica da Catalunha (2008), com uma tese sobre o espaço público corbusiano posterior à Segunda Guerra Mundial – que ganhou o concurso Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas 2009 (atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Fundação Calouste Gulbenkian) e o ICAR-CORA Prize for the best doctoral Thesis (atribuído pelo International Council for Research in Architecture).

Desde 2008 é Professora Auxiliar da Universidade de Évora, e entre 2011 e 2012 foi Diretora do Departamento de Arquitetura da mesma universidade.

Tem sido oradora e autora convidada em países como Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Lituânia, Colômbia, Brasil, Argentina e Estados Unidos da América. De entre a sua produção, destaca-se o livro Towards a public space.

Le Corbusier and the Greco-Latin tradition in the modern city, publicado pela editora multinacional britânica Routledge. Ganhou, com a investigação apresentada neste livro, o Prix de la Recherche Patiente 2016 – o mais prestigioso prémio internacional sobre estudos corbusianos, outorgado anualmente pela Fundação Le Corbusier.

Encontra-se neste momento a realizar a sua investigação de pós-doutoramento, com o título Le Corbusier e o projecto immeuble-villas. Etimos de uma habitação moderna, orientada por Jean-Louis Cohen e Jorge Spencer, sediada no Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Aula aberta no contexto da disciplina de Conceção Arquitetónica – Teoria e Prática do Doutoramento em Arquitetura.

A entrada é livre.


Na imagem: Petit, Ministère de la Culture de France – Médiathèque de l’architecture et du patrimoine – diffusion, RMN, Ref. AP08L01426