ECATI Talks com Prof. Pedro Ressano Garcia

O Prof. Pedro Ressano Garcia orienta a próxima ECATI Talk, que se realiza na Sala G.2.2, ULHT na próxima segunda-feira, 6 de Maio, às 14h00. Esta sessão aborda As alterações climáticas e os programas que se estão a desenvolver à volta desse tema, e será apresentado o projecto Climate Waterfront. A entrada é livre e a sessão será filmada.

Lançamento do livro Viagem ao Invisível

O lançamento do livro Viagem ao Invisível, de autoria dos Professores Luís Santiago Baptista e Maria Rita Pais, ocorre na próxima terça-feira, 23 de Abril, na Sede da Trienal de Arquitectura (Palácio Sines de Cordel). Os nossos parabéns aos Professores por esta publicação!

O lançamento tem a participação de Luís Santiago Baptista, Maria Rita Pais, Eliana Sousa Santos, Paulo Tormenta Pinto, Ricardo Castro, Susana Oliveira, Susana Ventura e Tatiana Macedo.

Aula Aberta: Cartuxas revisitadas – No encalço de Le Corbusier

Petit, Ministère de la Culture de France – Médiathèque de l’architecture et du patrimoine – diffusion, RMN, Ref. AP08L01426

Esta aula aberta pela Professora Doutora Arq. Marta Sequeira (U. Évora) terá lugar no dia 22 de Fevereiro 2019 (sexta-feira), às 9h00, na Sala G.2.2. Todos os alunos DAU estão convidados a assistir.

Conferência pelo Prof. Hugo Nazareth Fernandes: António Varela (1902-1962)

Integrada na programação da Exposição “NOS E OS OUTROS”, em exibição no M|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, irá realizar-se no próximo sábado, dia 9 de fevereiro pelas 15:30h, uma conferência pelo Prof. Arquitecto Hugo Nazareth Fernandes que versará sobre a obra de António Varela (1902-1962).

Mesa de Debate

Decorre no próximo dia 22 de Novembro na ULHT a Mesa de Debate com o tema Acções de educação patrimonial em áreas de interesse histórico-cultural: experiências no Bairro da Ribeira (Natal/RN/Brasil) e em Torres Vedras (Portugal).

A entrada é livre, e todos os alunos e docentes do DAU estão convidados a assistir.

Esta iniciativa resulta da cooperação do DAU com a UFRGN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, e a Câmara Municipal de Torres Vedra (CMTV), e terá lugar na sala G.3.1, entre as 10h e as 12h3o de 22 de Novembro de 2018.

A Mesa de Debate contará com a presença dos Professores José Clewton do Nascimento e Eunádia Silva Cavalcante (UFRGN), bem como do Arquitecto André Duarte Baptista (CMTV). A Professora Filipa Antunes (DAU) mediará a Mesa.

Architecture and Fire: on London’s Skyline – Palestra pelo Prof. Stamatis Zografos

O Professor Stamatis Zografos (U. Suffolk, UCL Bartlett School of Architecture, UK) irá proferir a palestra Architecture and Fire: on London’s Skyline no próximo dia 31 de Outubro, às 16h00, na sala G2.2.

The lecture will focus on two case studies. Through the first case study I will explain how buildings and the city remember, and specifically how they remember fire.

Through the second case study I will demonstrate that the break with the past that Modernism aspired to can also be seen in the historically intimate relationship between architecture and fire.

Dr. Stamatis Zografos is a practicing architect and academic. He is a Lecturer in Architecture at University of Suffolk and a Teaching Fellow in Architectural History  and Theory at UCL Bartlett School of Architecture.

Visita Guiada pelo Prof. João Borges da Cunha ao Museu Pavilhão de Segurança

No próximo dia 03 de Julho pelas 17h30m, o Prof. Borges da Cunha irá conduzir uma Visita Guiada ao Museu Pavilhão de Segurança, subordinada ao tema do Panóptico e das Origens dos Espaços de Vigilância, sob o signo do pensamento de Michel Foucault.

Há quatro vagas disponíveis para alunos DAU nesta visita, os alunos interessados em participar deverão contactar o Professor.

Esta é uma iniciativa no âmbito da VIII Lisbon Summer School for the Study of Culture organizada pelo Lisbon Consortium/ Universidade Católica Portuguesa

RIE – VII Jornadas de Reabilitação de Infraestruturas e de Edifícios

Programa completo e inscrições

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias hospeda a sétima edição das Jornadas RIE em Lisboa, a 5 de Junho de 2018.

Numa altura em que os desafios associados à remodelação, beneficiação e manutenção dos sistemas de infraestruturas assumem um papel determinante em termos técnicos e financeiros, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias aceitou o desafio de organizar a sétima edição RIE em Lisboa.

Assim, numa visão holística que inclui as perspetivas nas componentes de projeto e construção, política e legislativa, pretende-se com estas jornadas promover a discussão alargada deste tema, entendida não só como reabilitação do património imobiliário, mas também a reabilitação de infraestruturas ferroviárias e rodoviárias que o País dispõe e as infraestruturas urbanas de drenagem pluvial e de abastecimento de água, focadas neste caso na cidade de Lisboa e áreas envolventes.

Curso de Verão – Desenho Urban Sketcher 2ª Edição.

Inscrever-se

Urban Sketchers Portugal na Universidade Lusófona, para sessões de desenho de 3h30 destinadas a todos os interessados em ver o mundo pelo desenho livre.

Este curso dirige-se, especialmente, a todos os interessados no desenho, não existindo processo seletivo.

Direcção / Coordenação

Filipa Oliveira Antunes

Professores Maria Rita Pais e Luís Santiago Baptista comissários do Open House Lisboa 2018

Os Professores Maria Rita Pais e Luís Santiago Baptista são os comissários do Open House Lisboa 2018, um evento organizado pela Trienal de Arquitectura de Lisboa e pela EGEAC, que este ano se realiza a 22 e 23 de Setembro.

O Open House é um evento internacional a que Lisboa se juntou em 2012 e do qual fazem parte mais de 35 cidades em todo o mundo.

Revista de Comunicação e Linguagens #48 Cidades e o Futuro

A Revista de Comunicação e Linguagens #48 Cidades e o Futuro, com edição e introdução da Prof.ª Catarina Patrício Leitão acaba de ser publicada em open access.

Conta ainda com a contribuição do Prof. João Borges da Cunha, na Comissão Editorial, e também com o artigo, de que é autor, intitulado: Cityspaces as interior settings: on an inside out effect in the cities under New Capitalism

Resumo

Siegfried Kracauer, crítico cultural alemão, arquiteto, escritor e jornalista, politicamente activo nos anos da República de Weimar, conclui o seu artigo de 1930 “Abschied von der Lindenpassage” [“Adeus à Linden Arcade”], sobre o declínio, e encerramento, daquele recinto comercial, com a questão de lato âmbito: “What would be the point of an arcade [Passage] in a society that is itself only a passageway?” (De que serviria uma arcada [passagem], se a sociedade é ela mesma apenas um lugar de passagem) (Kracauer, 1995: 342).

Alunos MIArq no concurso PLADUR 2018

A proposta dos alunos do Mestrado Integrado em Arquitectura Diogo Nobre, João Pedro Serafim e Luís Campos vai  ser apresentada ao Júri Ibérico do Concurso Pladur 2018, que terá lugar no próximo dia 9 de Maio, em Madrid.

Votos do melhor sucesso aos alunos MIArq!

O Concurso Ibérico Soluciones Constructivas Pladur dinamiza anualmente os estudantes das escolas de arquitectura de Portugal e Espanha. Este ano, a 28ª edição promoveu o tema «Escapa à Ficção – Projecta um espaço lúdico e cultural em Granada».

Arquiteto recém diplomado pelo MIArq, finalista do prémio Archiprix Portugal 2018!

Parabéns e votos dos maiores sucessos ao Arq. José Luís Camões Tavares, ex-aluno do DAU, que viu o trabalho de que é autor, «Metodologia de Reabilitação Arquitetónica: Palacete Villa Sousa»apurado na selecção de finalistas do prémio Archiprix Portugal 2018!

O Prémio Archiprix Portugal distingue anualmente os melhores trabalhos de fim de curso de mestrado apresentados nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista. O Archiprix é um prémio de temática livre, puramente institucional e académico que dá visibilidade à diversidade e qualidade académica da mais jovem geração de arquitetos.

Conferência pelo Professor Michael Fifield

Michael Fifield, FAIA, AICP Professor of Architecture Director, Housing Specialization Program ACSA Distinguished Professor Universidade do Oregon Eugene, EUA

Na próxima 4ª feira, 7 de Março, pelas 13:00, na Sala S.0.11, irá realizar-se a conferência New Directions in American Residential Design pelo Professor Michael Fifield, Universidade do Oregon, Eugene, EUA.

Esta conferência, de entrada livre, é parte integrante do Workshop REAL (is) DIFFERENT(from) REALITY.

Todos os alunos DAU estão convidados a assistir.

Dia Aberto ULHT 2018

Programação do Dia das Artes na ULHT  – Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação, dia 23 de Fevereiro.

Destacamos a actividade «Arquitetura?», uma apresentação a cargo do NEAU – Núcleo de Estudantes de Arquitectura e Urbanismo, da Professora Isabel Barbas , e do Arq. António Velez, Monitor Lectivo no MIArq.

Workshop REAL (is) DIFFERENT (from) REALITY

Está a decorrer  de a 1 a 9 de Março o workshop REAL (is) DIFFERENT (from) REALITY, organizado em parceria com o colectivo ERROR-43.

Será que podemos entender a diferença entre Real e Realidade?

Como podemos caracterizar aquilo que separa a ficção, política, social, cultural, e aquilo que julgamos entender como realidade, aquilo que julgamos existir como facto?

Se aceitarmos que a compreensão do fenómeno da realidade será sempre intermediado pela nossa percepção, podemos então conceber que essa percepção pode ser em si a representação da realidade, uma ficção dessa realidade ou a própria realidade? Pode o espaço virtual ser, afinal, real?

O Workshop, uma ocasião de experimentação partilhada, reúne todos os alunos do 1º Ciclo do MIArq, e ainda os alunos do 4º ano do MIArq.

Em breve, fotos do workshop, bem como os resultados do trabalho dos alunos.

Falecimento do Professor Raúl Hestnes Ferreira

Raúl Hestnes Ferreira (1931-2018)

É com profundo pesar que a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias recebeu a notícia do falecimento do Arq. Raúl Hestnes Ferreira.

O Arq. Raúl Hestnes Ferreira apresentava um Curriculum Vitae que é, a vários títulos, uma referência nacional no panorama da Arquitetura Portuguesa, bem como na pedagogia do seu ensino.

Com efeito, colaborou desde cedo com o Arq. Louis Kahn, em Filadélfia (EUA), no início dos anos 60 e apresentava uma vasta produção arquitetónica premiadíssima, cabendo destacar, entre outras, a casa da cultura de Beja, a casa em Albarraque, a escola Secundária de Benfica, bem como o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, conhecidas como marcos de inovação para as novas gerações de arquitetos que, entretanto, se formaram.

Além disso, é autor de vários trabalhos de investigação sobre diversos arquitetos contemporâneos, bem como a sua obra tem sido objeto de várias monografias.

Candidaturas para o conjunto de workshops MATERIART, Ankara, Turquia, Abril 2018

A TOBB University of Economics and Technology convida os alunos DAU a participar no Workshop MATERIART, a decorrer em Ankara, Turquia, de 10 a 20 de Abril de 2018. Esta iniciativa, no âmbito de um Erasmus+ Project, terá como tema condutor a noção de FIGURA.

Não há custo de inscrição, e a TOBB-ETU assegura a alimentação (almoços) durante o workshop, bem como a estadia, que se poderá efectuar no Campus da TOBB-ETU ou em casa dos colegas turcos.

O número de participantes DAU-MIARQ, está limitado a 5 [cinco] vagas, e as candidaturas encontram-se abertas até dia 02 de Março.

As condições sobre as despesas da viagem até Ankara serão anunciadas oportunamente, ficando a cargos dos estudantes as deslocações dentro da cidade.

Os alunos interessados deverão contactar o DAU através do e-mail:
borges.cunha@ulusofona.pt

Abertura da Pós-Graduação em Projecto Integrado para Reabilitação de Edifícios Antigos

A sessão de abertura da Pós Graduação em Projecto Integrado para a Reabilitação de Edifícios Antigos terá lugar no próximo dia 23 de Fevereiro de 2018, pelas 17h00, na sala G.2.2.

Nesta sessão, será feita a apresentação do programa, bem como dos professores responsáveis pelas respectivas Unidades Curriculares, que se encontrarão disponíveis para esclarecer quaisquer assuntos relacionados com a temática do curso, bem como sobre o seu funcionamento.

O curso terá uma duração lectiva de 3 meses acrescido de 2 meses para a realização de um trabalho prático, individual, orientado, findo o qual haverá lugar a uma apresentação e avaliação final.
Nesse sentido, o final do curso terá a sua conclusão prevista em Julho de 2018.

NEAU – Núcleo de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo

A Coordenação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo tem a honra de dar voz ao seguinte comunicado:

Informa-se todos(as) os(as) Alunos(as) e Professores(as) do DAU que está em curso a criação o Núcleo de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo [NEAU].

Este núcleo tem como objectivo o fortalecimento dos cursos do DAU através de atividades que complementem a formação curricular, pretendendo uma maior proximidade entre todos os elementos integrantes do(s) curso(s) de Arquitetura e de Urbanismo.

Sessão de Encerramento do Workshop Tagus Mouth

No dia 21 de Novembro, terça-feira,a partir das 10 horas, irá decorrer a Sessão Final de Apresentações do Workshop Tagus Mouth, que terá lugar no auditório Agostinho da Silva.

O Workshop Tagus Mouth, que teve inicio a 3 de Novembro, em Lisboa, na Universidade Lusófona, e recebeu 25 alunos e 3 professores da UNSW-MUDD “The University of New South Wales – Master of Urban development and Design”, Sidney, Australia, é o resultado de um Join Studio, parceria entre aquela Universidade e o DAU-ECATI – Departamento de Arquitectura e Urbanismo.

As apresentações serão um exemplo de cooperação e partilha de conhecimento, e ainda de experiências alargadas e abordagens pedagógicas diferenciadas, com propostas para as zonas costeiras da embocadura do Estuário do Tejo: Trafaria e Santo Amaro de Oeiras.

 

Conferência da Prof. Eliana Sousa Santos na cerimónia de entrega do Prémio Fernando Távora 2017

A Prof. Eliana Sousa Santos proferiu a conferência “América Deserta: Paisagem, Arte e Arquitectura do Sudoeste Americano” na cerimónia de entrega do Prémio, realizada em Matosinhos no Dia Mundial da Arquitectura.

Esta conferência deu a conhecer a viagem de investigação que realizou pelo deserto norte-americano, desde Bonneville Salt Flats (Utah), passando pelo Arizona e terminando em White Sands (Novo México).

A proposta desta viagem de investigação venceu por unanimidade a 12ª edição do Prémio Fernando Távora, que visa “perpetuar a memória do arquitecto” Fernando Távora, “valorizando a importante contribuição da viagem e do contacto directo com outras realidades, na formação da cultura do arquitecto”.

Felicitamos, por esta ocasião, a Professora Eliana Sousa Santos.

 


Link para o artigo sobre a conferência no website da Ordem dos Arquitectos

A visita Roteiros DAU DESENHO a Torres Vedras foi assim

No dia 13 de Outubro, os Roteiros DAU DESENHO foram a Torres Vedras para um dia de Urban Sketching. Desta vez, os Roteiros associaram-se ao 3º Encontro Internacional Desenho de Rua Torres Vedras, organizados pela Cooperativa de Comunicação e Cultura – Centro de Cultura Contemporânea de Torres Vedras, com a parceria da Câmara Municipal de Torres Vedras e da ULHT.

Conferências da Archicad Summer School – 27 e 28 de Setembro 2017

Os alunos DAU podem assistir gratuitamente às conferências da Archicad Summer School, que decorre esta semana na ULHT.

As conferências realizam-se entre as 09:00 e as 13:00 de quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28 de Setembro.

A Archicad Summer School é um evento internacional promovido pela ACUA (Archicad Users Association). A ULHT acolhe a primeira edição fora do Reino Unido. Toda a informação, incluindo o programa completo, pode ser consultada no website Lisbon Archicad Summer School.

As conferências serão dadas pelos seguintes oradores e formadores, com experiência relevante em BIM (Building Information Modelling), e Archicad:

Call | Equipa de Registo Eventos DAU – Fotografia e Vídeo

Caros(as) alunos(as),

O departamento organiza todos os semestres um conjunto alargado de eventos envolvendo professores, alunos e convidados externos.

Estão abertas as candidaturas para integrar o grupo de monitores (alunos DAU) que tenham gosto e se interessem por desenvolver as capacidades no domínio do registo de imagem e/ou vídeo nas atividades DAU.

STSM for Lisbon to workout the topic “The use of public spaces by teenagers and the role of technology!

Universidade Lusófona and National Lab of Civil Engineering welcome applications for a STSM in Lisbon for a period of 5 to 15 days in November 2017 or January 2018, to support the analysis of how teenagers (13 to 19 years old young people) use public open spaces, and what is the role of ICT and their devices in the relation of teens with the urban fabric.

Lisbon Archicad Summer School @ ULHT, 25-29 Setembro 2017

A Archicad Summer School é um evento internacional promovido pela ACUA (Archicad Users Association).

A Universidade Lusófona vai ser a anfitriã da primeira edição realizada fora do Reino Unido.

Este evento, que conta com a presença de oradores e formadores com experiência relevante em BIM (Building Information Modelling), sobretudo, mas não só, em Archicad, consiste numa semana de formação, conferências e workshops na área do BIM, com um enfoque especial no Archicad, fluxo de trabalho e no Open BIM.

As inscrições estão abertas, e os alunos e antigos alunos DAU podem contar com preços especiais no curso certificado de iniciação ao Archicad, colocando o seu número de aluno na página de registo.

Toda a informação, incluindo o programa completo, pode ser consultada no website Lisbon Archicad Summer School.

Branco até Branco – Série de artigos da Prof. Eliana Sousa Santos sobre a sua viagem de investigação no Sudoeste Americano

A Prof. Eliana Sousa Santos publicou no jornal Público uma série de artigos – Branco até Branco – sobre a viagem de investigação que realizou em Junho deste ano ao Sudoeste Americano, num roteiro que tocou as viagens de arquitectos, artistas e historiadores de arte como Fernando Távora, Reyner Banham, Aby Warburg, George Kubler e Lucy Lippard. Muitos parabéns à Professora por esta publicação!

Exposição Viagem ao Invisível

Inaugura no sábado, dia 29 de Julho de 2017, pelas 18h, no Teatro Thalia em Lisboa,  a exposição Viagem ao Invisível, com curadoria dos professores Maria Rita Pais e Luís Santiago Baptista.

A Viagem ao Invisível, que venceu o Open Call Viagem Pop-Up 2015 da OARS,  visitou vários espaços e edifícios durante 3 dias em Junho de 2016.

A nova exposição no seguimento daquela iniciativa estará aberta até 31 de Agosto.

A viagem ao invisível é um percurso pelo que está fora do alcance, do que existe para lá da nossa vida quotidiana. É um itinerário por lugares que desconhecemos, ignoramos ou esquecemos. Lugares que, por diversas razões, existem na sombra, espaços que são inacessíveis ou inapreensíveis.

Porém, estes lugares persistem na nossa cultura, estão inscritos, na memória colectiva. Existem, portanto, mas essencialmente sob a forma de registos, imagens e narrativas, sejam eles históricos ou contemporâneos, reais ou imaginários, artísticos ou documentais.

A viagem ao invisível apresenta um conjunto de experiências e representações que participam, com curiosidade e espanto, no desafio de tornar visível o invisível.

Debate com o Prof. João Borges da Cunha na Feira do Livro 2017

No próximo Sábado, dia 10 de Junho, o Professor Doutor João Borges da Cunha (Ph.D. Professor Auxiliar, Coordenação Pedagógica do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ECATI – ULHT) participará num debate com o título: “Quando os romances nos explicam os jovens de hoje“, a convite da Editora da Universidade Católica Portuguesa, por ocasião do lançamento do livro de Amélia Cruz, «A Identidade Adolescente no Romance Juvenil Contemporâneo», e onde é objecto de estudo o romance de sua autoria, «Amor de Miraflores», que retrata a relação entre o crescimento dos subúrbios e a idade adolescente nas cidades contemporâneas.

Na Praça Amarela da Feira do Livro de Lisboa, 19h00 — gostaríamos de contar com a presença de todos.

Conferência – Debate Frente Ribeirinha de Lisboa, Visão a Trinta Anos: Alterações Climáticas e Horizonte Estratégico

Inscrições no site do MAAT

No âmbito do protocolo MAAT / ULHT-DAU, irá ocorrer no próximo dia 19 de Junho, às 18:30, no MAAT-Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia a Conferência – Debate Frente Ribeirinha de Lisboa, Visão a Trinta Anos: Alterações Climáticas e Horizonte Estratégico.

Esta conferência reúne um conjunto de personalidades que debaterão o futuro da frente ribeirinha de Lisboa, os seus desafios e as soluções com impacto cultural, na sequência dos workshops internacionais desenvolvidos desde 2010 pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo [DAU] da Universidade Lusófona

Palestra Utopia and the Anthropocene por Stamatis Zografos @ Sala G.2.2, 11 Maio, 18h00

Utopias are often set outside scientific time. They can be set in the past or future, or even in mythical time. They comprise constructs of our imagination that can provide escape from everyday life.  Yet by doing so they also highlight issues that render our world and our everyday life rather problematic. Can utopias therefore be considered as tools to improve this world? Or are they merely reactions against it?

Prova Pública de Defesa Final da Tese de Doutoramento em Urbanismo

 A Direção do Programa de Doutoramento em Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona convida à presença no ato público de Defesa Final da Tese de Doutoramento em Urbanismo, por Cassandra Helena Faes, com o título «O Desenvolvimento Territorial e a Conservação da Paisagem Cultura – Paisagem Cultural do Núcleo Rural de Testo Alto em Pomero de/Sc/Brasil», que decorrerá na próxima sexta-feira, dia 5 de maio 2017, às 14h30 no auditório U.0.8, Campo Grande  – Lisboa.