Curso de Verão – Desenho Urban Sketcher 2ª Edição.

Urban Sketchers Portugal na Universidade Lusófona, para sessões de desenho de 3h30 destinadas a todos os interessados em ver o mundo pelo desenho livre.

Este curso dirige-se, especialmente, a todos os interessados no desenho, não existindo processo seletivo.

Direcção / Coordenação

Filipa Oliveira Antunes

Objetivos Gerais

Disponibilizar ferramentas analógicas e técnicas de abordagem ao desenho de observação em ambiente urbano e natural.

Conceber registos similares ao observado, através de processos criativos. Apresentar desenhos de síntese observada.

Objetivos Específicos

  • Compreender quais os primeiros passos a considerar no início de um desenho de observação
  • Adquirir conhecimentos tridimensionais que facilitem a elaboração de desenhos de observação
  • Determinar os elementos e procedimentos fundamentais para a representação desenhada de um espaço físico
  • Compreender o que se espera de um desenho de observação
  • Organizar e estruturar corretamente o desenho
  • Realizar referências de proporção
  • Identificar procedimentos para realizar a tridimensionalidade desenhada
  • Distinguir desenho de observação de desenho conceptual

Competências

  • Aptidão para desenhar através da observação em ambiente urbano e natural
  • Capacidade para desenhar tridimensionalmente
  • Aptidão para sintetizar e simular o espaço observado num registo desenhado
  • Aptidão para o desenho de espaços físicos

Programa

1.ª Sessão 2ºf_23 jul 2018 _ 10h-13h30 (3 horas e 30 mint.)
Filipa Antunes
2.ª Sessão 2ªf_23 jul 2018 _ 15h-18h30 (3 horas e 30 mint.)
Eduardo Salavisa
3.ª Sessão 3ªf_24 jul 2018 _ 10h-13h30 (3 horas e 30 mint)
Membro dos UrbanSketcher a anunciar
4.ª Sessão 3ªf_24 jul 2018 _ 15h-18h30 (3horas e 30 mint.)
Mário Linhares
5.ª Sessão 4ªf_25 jul 2018 _ 10h-13h30 (3horas e 30 mints )
André Batista
6.ª Sessão 4ªf_25 jul 2018 _ 15h-18h30 (3horas e 30 min.)
Vitor Migacho
7.ª Sessão 5ºf_26 jul 2018 _ 10h 13h30 (3 horas e 30 min.)
Pedro Cabral
8.ª Sessão 5ªf_26 jul 2018 _ 15h-18h30 (3horas e 30 min.)
Membro dos UrbanSketcher a anunciar
9.ª Sessão 6ªf_27 jul 2017 _ 10h -13h30 (3horas e 30 mint.)
Luís Frasco
10.ª Sessão 6ªf_27 jul 2017 _ 15h-18h30 (3horas e 30 min.)
Membro dos UrbanSketcher a anunciar
11.ª Sessão sábado_28 jul 2018 _ 10h-13h30 (3 horas e 30 min.)
A CONFIRMAR Vicente del Rio e Haroldo Gallo
12.ª Sessão sábado_28 jul 2018 _ 15h-18h30 (3horas e 30 min.)
Filipa Antunes

Informação Adicional

  • Total 11 sessões (7h/dia diurno) = 42h
  • Início 23 de julho 2018
  • Conclusão 28 de julho 2018

Avaliação final

Aprovado ou não aprovado. Entrega de certificado de participação.

Materiais necessários

Diário gráfico formato A5 ou A4, caneta preta pinceis e aguarelas; lápis de
cor)

Revista de Comunicação e Linguagens #48 Cidades e o Futuro

A Revista de Comunicação e Linguagens #48 Cidades e o Futuro, com edição e introdução da Prof.ª Catarina Patrício Leitão acaba de ser publicada em open access.

Conta ainda com a contribuição do Prof. João Borges da Cunha, na Comissão Editorial, e também com o artigo, de que é autor, intitulado: Cityspaces as interior settings: on an inside out effect in the cities under New Capitalism

Conferência pelo Professor Michael Fifield

Michael Fifield, FAIA, AICP Professor of Architecture Director, Housing Specialization Program ACSA Distinguished Professor Universidade do Oregon Eugene, EUA

Na próxima 4ª feira, 7 de Março, pelas 13:00, na Sala S.0.11, irá realizar-se a conferência New Directions in American Residential Design pelo Professor Michael Fifield, Universidade do Oregon, Eugene, EUA.

Esta conferência, de entrada livre, é parte integrante do Workshop REAL (is) DIFFERENT(from) REALITY.

Todos os alunos DAU estão convidados a assistir.

Dia Aberto ULHT 2018

Programação do Dia das Artes na ULHT  – Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação, dia 23 de Fevereiro.

Destacamos a actividade «Arquitetura?», uma apresentação a cargo do NEAU – Núcleo de Estudantes de Arquitectura e Urbanismo, da Professora Isabel Barbas , e do Arq. António Velez, Monitor Lectivo no MIArq.

Workshop REAL (is) DIFFERENT (from) REALITY

Está a decorrer  de a 1 a 9 de Março o workshop REAL (is) DIFFERENT (from) REALITY, organizado em parceria com o colectivo ERROR-43.

Será que podemos entender a diferença entre Real e Realidade ?
Como podemos caracterizar aquilo que separa a ficção, política, social, cultural, e aquilo que julgamos entender como realidade, aquilo que julgamos existir como facto?
Se aceitarmos que a compreensão do fenómeno da realidade será sempre intermediado pela nossa percepção, podemos então conceber que essa percepção pode ser em si a representação da realidade, uma ficção dessa realidade ou a própria realidade? Pode o espaço virtual ser, afinal, real?

 

Falecimento do Professor Raúl Hestnes Ferreira

Raúl Hestnes Ferreira (1931-2018)

É com profundo pesar que a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias recebeu a notícia do falecimento do Arq. Raúl Hestnes Ferreira.

O Arq. Raúl Hestnes Ferreira apresentava um Curriculum Vitae que é, a vários títulos, uma referência nacional no panorama da Arquitetura Portuguesa, bem como na pedagogia do seu ensino.

Com efeito, colaborou desde cedo com o Arq. Louis Kahn, em Filadélfia (EUA), no início dos anos 60 e apresentava uma vasta produção arquitetónica premiadíssima, cabendo destacar, entre outras, a casa da cultura de Beja, a casa em Albarraque, a escola Secundária de Benfica, bem como o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, conhecidas como marcos de inovação para as novas gerações de arquitetos que, entretanto, se formaram.

Além disso, é autor de vários trabalhos de investigação sobre diversos arquitetos contemporâneos, bem como a sua obra tem sido objeto de várias monografias.

O seu CV também apresentava uma vasta experiência didática, tendo contribuído significativamente para a formação de várias gerações de arquitetos em Portugal, nomeadamente no Departamento de Arquitetura da E.S.B.A. de Lisboa (1970-72), no Curso de Arquitetura da Cooperativa Árvore do Porto (1986-88), no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (1991-2003), no Departamento de Arquitetura do ISCTE (2001-2003), encontrando-se desde 2010 até ao ano letivo transato a lecionar no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Lusófona e a que se pode acrescentar, como forma de reconhecimento público, o título de Doutor Honoris Causa, outorgado em 2007 pela Universidade de Coimbra, bem como o Diploma de Reconhecimento e Mérito da Universidade Lusófona em 2014.

Também recebeu o Prémio Nacional de Arquitectura e Urbanismo, da secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte, o Prémio Nacional de Arquitetura da antiga Associação de Arquitetos (anterior à Ordem), o Prémio Valmor e a Medalha de Honra da ULHT.

A participação do Arq. Raúl Hestnes Ferreira foi sempre uma mais valia para o fortalecimento das atividades pedagógicas ao nível de cursos de mestrado e de doutoramento da ULHT, cabendo destacar a sua efetiva participação na regência conjunta das Unidades Curriculares de Conceção Arquitetónica – Teoria e Prática; a participação pontual em Seminários nos 2º e 3º anos do Curso de Doutoramento do qual foi um dos fundadores; a apresentação de palestras e conferências ao longo do ano letivo, nomeadamente na Sessão de Abertura do Curso de Doutoramento; a orientação de teses de doutoramento, bem como uma continuada Assessoria ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ULHT, nomeadamente integrando os Júris das Unidades Curriculares de Projeto, tanto do 1º como do 2º Ciclo do MIARQ, o que dada a sua vasta experiência pedagógica e profissional contribuiu vivamente para o fortalecimento e estruturação das atividades pedagógicas destes cursos.

A ULHT, enlutada presta sentida homenagem ao seu querido mestre e professor que deixa laços afetivos e pessoais com todos os seus alunos, professores e funcionários e envia à família os sinceros pêsames.

Lisboa, 12 de Fevereiro de 2018

Candidaturas a monitores lectivos para o 2º semestre 2017-18

Estão abertas as candidaturas para monitores lectivos para o apoio às unidades curriculares de Projecto Arquitectónico do MIArq.

Os alunos DAU do 2º e 3º ciclo podem candidatar-se até ao dia 23 de Fevereiro de 2018, através do envio de portfolio para este email.

O programa de monitores lectivos tem as seguintes condições:

  1. Os Monitores estabelecem a articulação do Professor de Projeto com os alunos da Unidade Curricular;
  2. Os Monitores acompanham o Professor de Projeto no decorrer das aulas em função do horário estipulado;
  3. Os Monitores obterão, no final do semestre, e em resultado de bom desempenho, carta de recomendação em português e em Inglês e ainda Certificado conforme.
  4. Os Monitores terão prioridade de inscrição em programas internacionais desenvolvidos e/ou participados pelo Departamento;
  5. Os Monitores estarão representados no elenco de colaboradores divulgado no Web Site do Departamento.

Prémio Archiprix Portugal 2018

Estão abertas as candidaturas para o Prémio Archiprix Portugal 2018.

O Archiprix, que distingue  os melhores trabalhos de fim de curso nas áreas da Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista, é um prémio de temática livre, puramente institucional e académico que dá visibilidade à diversidade e qualidade académica da mais jovem geração de arquitetos portugueses.

NEAU – Núcleo de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo

A Coordenação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo tem a honra de dar voz ao seguinte comunicado:

Informa-se todos(as) os(as) Alunos(as) e Professores(as) do DAU que está em curso a criação o Núcleo de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo [NEAU].

Este núcleo tem como objectivo o fortalecimento dos cursos do DAU através de atividades que complementem a formação curricular, pretendendo uma maior proximidade entre todos os elementos integrantes do(s) curso(s) de Arquitetura e de Urbanismo.

Todas(os) as(os) Alunas(os), Professoras(es) e restantes elementos ligados ao curso de Arquitetura e aos cursos de Urbanismo são bem vindos a participar no convívio a realizar-se na próxima sexta-feira dia 15, na sala G.2.2 pelas 14h, com o intuito de divulgar o Núcleo junto da comunidade académica.

Contamos com a presença de todas e de todos.

O Núcleo de Arquitetura e Urbanismo

Contactar o NEAU
nucleoarquiteturaulht@gmail.com

Sessão de Encerramento do Workshop Tagus Mouth

No dia 21 de Novembro, terça-feira,a partir das 10 horas, irá decorrer a Sessão Final de Apresentações do Workshop Tagus Mouth, que terá lugar no auditório Agostinho da Silva.

O Workshop Tagus Mouth, que teve inicio a 3 de Novembro, em Lisboa, na Universidade Lusófona, e recebeu 25 alunos e 3 professores da UNSW-MUDD “The University of New South Wales – Master of Urban development and Design”, Sidney, Australia, é o resultado de um Join Studio, parceria entre aquela Universidade e o DAU-ECATI – Departamento de Arquitectura e Urbanismo.

As apresentações serão um exemplo de cooperação e partilha de conhecimento, e ainda de experiências alargadas e abordagens pedagógicas diferenciadas, com propostas para as zonas costeiras da embocadura do Estuário do Tejo: Trafaria e Santo Amaro de Oeiras.

 

Conferência da Prof. Eliana Sousa Santos na cerimónia de entrega do Prémio Fernando Távora 2017

A Prof. Eliana Sousa Santos proferiu a conferência “América Deserta: Paisagem, Arte e Arquitectura do Sudoeste Americano” na cerimónia de entrega do Prémio, realizada em Matosinhos no Dia Mundial da Arquitectura.

Esta conferência deu a conhecer a viagem de investigação que realizou pelo deserto norte-americano, desde Bonneville Salt Flats (Utah), passando pelo Arizona e terminando em White Sands (Novo México).

A proposta desta viagem de investigação venceu por unanimidade a 12ª edição do Prémio Fernando Távora, que visa “perpetuar a memória do arquitecto” Fernando Távora, “valorizando a importante contribuição da viagem e do contacto directo com outras realidades, na formação da cultura do arquitecto”.

Felicitamos, por esta ocasião, a Professora Eliana Sousa Santos.

 


Link para o artigo sobre a conferência no website da Ordem dos Arquitectos

A visita Roteiros DAU DESENHO a Torres Vedras foi assim

No dia 13 de Outubro, os Roteiros DAU DESENHO foram a Torres Vedras para um dia de Urban Sketching. Desta vez, os Roteiros associaram-se ao 3º Encontro Internacional Desenho de Rua Torres Vedras, organizados pela Cooperativa de Comunicação e Cultura – Centro de Cultura Contemporânea de Torres Vedras, com a parceria da Câmara Municipal de Torres Vedras e da ULHT.

A Sessão de Abertura do ano lectivo 2017-18 foi assim

Nesta sessão de abertura do ano lectivo de 2017-18 do MIArq, pedimos aos alunos que contassem aos colegas como foi o ano lectivo anterior.

Participações em concursos, workshops no estrangeiro, visitas de estudo, apoio às actividades do DAU… estas actividades também fazem parte da experiência académica do MIArq.

 

Conferências da Archicad Summer School – 27 e 28 de Setembro 2017

Os alunos DAU podem assistir gratuitamente às conferências da Archicad Summer School, que decorre esta semana na ULHT.

As conferências realizam-se entre as 09:00 e as 13:00 de quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28 de Setembro.

A Archicad Summer School é um evento internacional promovido pela ACUA (Archicad Users Association). A ULHT acolhe a primeira edição fora do Reino Unido. Toda a informação, incluindo o programa completo, pode ser consultada no website Lisbon Archicad Summer School.

As conferências serão dadas pelos seguintes oradores e formadores, com experiência relevante em BIM (Building Information Modelling), e Archicad:

Call | Equipa de Registo Eventos DAU – Fotografia e Vídeo

Caros(as) alunos(as),

O departamento organiza todos os semestres um conjunto alargado de eventos envolvendo professores, alunos e convidados externos.

Estão abertas as candidaturas para integrar o grupo de monitores (alunos DAU) que tenham gosto e se interessem por desenvolver as capacidades no domínio do registo de imagem e/ou vídeo nas atividades DAU.

STSM for Lisbon to workout the topic “The use of public spaces by teenagers and the role of technology!

Universidade Lusófona and National Lab of Civil Engineering welcome applications for a STSM in Lisbon for a period of 5 to 15 days in November 2017 or January 2018, to support the analysis of how teenagers (13 to 19 years old young people) use public open spaces, and what is the role of ICT and their devices in the relation of teens with the urban fabric.

Lisbon Archicad Summer School @ ULHT, 25-29 Setembro 2017

A Archicad Summer School é um evento internacional promovido pela ACUA (Archicad Users Association).

A Universidade Lusófona vai ser a anfitriã da primeira edição realizada fora do Reino Unido.

Este evento, que conta com a presença de oradores e formadores com experiência relevante em BIM (Building Information Modelling), sobretudo, mas não só, em Archicad, consiste numa semana de formação, conferências e workshops na área do BIM, com um enfoque especial no Archicad, fluxo de trabalho e no Open BIM.

As inscrições estão abertas, e os alunos e antigos alunos DAU podem contar com preços especiais no curso certificado de iniciação ao Archicad, colocando o seu número de aluno na página de registo.

Toda a informação, incluindo o programa completo, pode ser consultada no website Lisbon Archicad Summer School.

Branco até Branco – Série de artigos da Prof. Eliana Sousa Santos sobre a sua viagem de investigação no Sudoeste Americano

A Prof. Eliana Sousa Santos publicou no jornal Público uma série de artigos – Branco até Branco – sobre a viagem de investigação que realizou em Junho deste ano ao Sudoeste Americano, num roteiro que tocou as viagens de arquitectos, artistas e historiadores de arte como Fernando Távora, Reyner Banham, Aby Warburg, George Kubler e Lucy Lippard. Muitos parabéns à Professora por esta publicação!

Exposição Viagem ao Invisível

Inaugura no sábado, dia 29 de Julho de 2017, pelas 18h, no Teatro Thalia em Lisboa,  a exposição Viagem ao Invisível, com curadoria dos professores Maria Rita Pais e Luís Santiago Baptista.

A Viagem ao Invisível, que venceu o Open Call Viagem Pop-Up 2015 da OARS,  visitou vários espaços e edifícios durante 3 dias em Junho de 2016.

A nova exposição no seguimento daquela iniciativa estará aberta até 31 de Agosto.

A viagem ao invisível é um percurso pelo que está fora do alcance, do que existe para lá da nossa vida quotidiana. É um itinerário por lugares que desconhecemos, ignoramos ou esquecemos. Lugares que, por diversas razões, existem na sombra, espaços que são inacessíveis ou inapreensíveis.

Porém, estes lugares persistem na nossa cultura, estão inscritos, na memória colectiva. Existem, portanto, mas essencialmente sob a forma de registos, imagens e narrativas, sejam eles históricos ou contemporâneos, reais ou imaginários, artísticos ou documentais.

A viagem ao invisível apresenta um conjunto de experiências e representações que participam, com curiosidade e espanto, no desafio de tornar visível o invisível.

Debate com o Prof. João Borges da Cunha na Feira do Livro 2017

No próximo Sábado, dia 10 de Junho, o Professor Doutor João Borges da Cunha (Ph.D. Professor Auxiliar, Coordenação Pedagógica do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ECATI – ULHT) participará num debate com o título: “Quando os romances nos explicam os jovens de hoje“, a convite da Editora da Universidade Católica Portuguesa, por ocasião do lançamento do livro de Amélia Cruz, «A Identidade Adolescente no Romance Juvenil Contemporâneo», e onde é objecto de estudo o romance de sua autoria, «Amor de Miraflores», que retrata a relação entre o crescimento dos subúrbios e a idade adolescente nas cidades contemporâneas.

Na Praça Amarela da Feira do Livro de Lisboa, 19h00 — gostaríamos de contar com a presença de todos.

Conferência – Debate Frente Ribeirinha de Lisboa, Visão a Trinta Anos: Alterações Climáticas e Horizonte Estratégico

Inscrições no site do MAAT

No âmbito do protocolo MAAT / ULHT-DAU, irá ocorrer no próximo dia 19 de Junho, às 18:30, no MAAT-Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia a Conferência – Debate Frente Ribeirinha de Lisboa, Visão a Trinta Anos: Alterações Climáticas e Horizonte Estratégico.

Esta conferência reúne um conjunto de personalidades que debaterão o futuro da frente ribeirinha de Lisboa, os seus desafios e as soluções com impacto cultural, na sequência dos workshops internacionais desenvolvidos desde 2010 pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo [DAU] da Universidade Lusófona

Palestra Utopia and the Anthropocene por Stamatis Zografos @ Sala G.2.2, 11 Maio, 18h00

Utopias are often set outside scientific time. They can be set in the past or future, or even in mythical time. They comprise constructs of our imagination that can provide escape from everyday life.  Yet by doing so they also highlight issues that render our world and our everyday life rather problematic. Can utopias therefore be considered as tools to improve this world? Or are they merely reactions against it?

Prova Pública de Defesa Final da Tese de Doutoramento em Urbanismo

 A Direção do Programa de Doutoramento em Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona convida à presença no ato público de Defesa Final da Tese de Doutoramento em Urbanismo, por Cassandra Helena Faes, com o título «O Desenvolvimento Territorial e a Conservação da Paisagem Cultura – Paisagem Cultural do Núcleo Rural de Testo Alto em Pomero de/Sc/Brasil», que decorrerá na próxima sexta-feira, dia 5 de maio 2017, às 14h30 no auditório U.0.8, Campo Grande  – Lisboa.

Seminário de Investigação em Urbanismo 2017

O Doutoramento em Urbanismo do DAU – Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona, organizou mais um Seminário de Investigação em Urbanismo contando com a participação de Professores e Investigadores convidados, numa sessão de acolhimento aos novos alunos e acompanhamento das investigações em curso.

Vinte e um alunos concluíram o Mestrado Integrado em Arquitetura

Durante o período das Provas Públicas, o DAU – Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona, recebeu os Candidatos, Orientadores Arguentes, Vogais, Familiares e Amigos.
Celebrámos o esforço de todos, as Dissertações são inspiradoras!

Prémio Archiprix Portugal 2017

O Archiprix é um prémio de temática livre, puramente institucional e académico que dá visibilidade à diversidade e qualidade académica da mais jovem geração de arquitetos portugueses, distinguindo os melhores trabalhos de fim de curso nas áreas da Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista.

Ensaio Crítico de Doutoranda em Urbanismo DAU selecionado para publicação

O ensaio crítico «Cidades contemporâneas: desafios em mobilidade urbana» de Nagayamma Tavares Aragão, geógrafa correntemente a fazer o seu Doutoramento em Urbanismo pelo DAU-ULHT, foi selecionado para publicação no website da Revista dos Transportes Públicos da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos (Brasil), e também no website Mobilize Brasil.

Conferência pelo Professor Mário Krüger: «A Arquitectura do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian»

MK

A conferência «A Arquitectura do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian», dada pelo Professor Mário Kruger no dia 28 de Setembro no Auditório do Museu Colecção Berardo, CCB, abordou os antecedentes, o projeto e a obra do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, de autoria do arquitecto inglês Leslie Martin.

DAU participa no International Students Workshop – Gryfino City Revival

grf_ws_comp 

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Lusófona foi convidado a participar no “International Students Workshop – Gryfino City Revival”, organizado pelo Departamento de História e Teoria de Arquitetura da Faculdade de Engenharia Civil da West Pomeranian University of Technology, Polónia.

O workshop internacional, com a duração de 10 dias, discutiu questões relacionadas com “waterfront cities”.

Arquitectura de Emergência — Protótipo 1:1

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo apresenta o protótipo à escala 1:1 (real) desenvolvido e executado pela turma de Processos Digitais III 2015 2016 Mestrado Integrado em Arquitetura (ULHT ECATI DAU), com a proposta de um pequeno equipamento de apoio a calamidades: “Arquitectura de emergência”.

Alunos do Mestrado Integrado em Arquitectura DAU- ULHT vão a Madrid ao júri final do Prémio Ibérico Pladur 2016

Lucas Schuter e Simon Paukner, alunos Erasmus que estão a frequentar o Mestrado Integrado em Arquitectura na ULHT, concorreram ao concurso Pladur 2016 – Your Imagination Has No Limits – com o seu projecto para um pavilhão de 500 m2, não site-specific.

Os alunos vão a Madrid para apresentar o seu projecto ao júri final do Prémio Ibérico no dia 10 de Junho.

Semana de Tecnologias

Terá lugar entre os dias 5 e 9 de Janeiro entre as 18h e as 20h o 2º ciclo da Semana de Tecnologias do Departamento de Arquitectura.

Este evento insere-se no Grupo de Investigação Architectural Building Process do Laboratório de Arquitectura / Centro de Estudos – LabART

Architecture and Gender

The Second International Conference on Architecture and Gender will address the theme of Matrices.

This concept has several definitions and they are all inclusive by nature.

Matrices are environments where things develop, the models or patterns that shape formations, and they can also reinvent an environment.