Tese 1 | Ciclo de Aulas Abertas

Contributo para uma reflexão no âmbito de Metodologias de Investigação de 3º Ciclo em Arquitetura – Universidade Lusófona

Resumo

  • Pensar sobre maneiras de trabalho
  • Pensar sobre questões do ambiente em volta
  • Pensar, novamente, sobre maneiras de trabalho

João Soares

Arquiteto pela FAUP e doutorado pelo IUAV é professor associado no Departamento de Arquitetura_Escola de Artes da Universidade de Évora.

Diretor do Departamento de Arquitetura e Coordenador da Linha de Investigação em Arquitetura do CHAIA, dirigiu o programa de Doutoramento entre 2013 e 2020.

Desde o início do percurso de ensino na UÉvora, em 2004, integrou as diferentes equipas de construção dos Planos de Estudo e correspondentes relatórios (PERA) do Departamento de Arquitetura – do MI e PhD.

Comissário de exposições de Arquitetura: “Disegnare nelle Città”, com Álvaro Siza e Gabriele Basilico; “Siza, uma Malagueira plural”; “Polska Arkitectur”.

Traduz regularmente textos de crítica de Arquitetura do italiano para o português: “Contra a Arquitetura” (Caleidoscópio); “Mendes da Rocha uma Veneza imaginada” (Dafne).

Integra a programação da Rádio Antecâmara – projeto pioneiro de Pedro Campos Costa – onde realiza o programa “Memorial de Ares, experiências contadas do espaço”.

Colabora com o diário digital “Algarve Informativo”, onde é autor das “Memórias do Polvo”.

Enquadra a investigação que desenvolve no âmbito das relações entre prática e ensino/aprendizagem, convocando a fertilidade da experiência no acto de pensar e operar arquitectonicamente. As questões de processo e da relação entre o domínio racional e prático são centrais, ocupando a dimensão peripatética particular relevância.