Seminário Intercalar «A formação e a profissão de Urbanista na IberoAmérica e nos países de língua portuguesa»

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ULHT acolheu o Seminário Intercalar da Rede de Investigadores IberoAmericanos (RII) 2016, de 2 a 4 de Junho, com o tema A formação e a profissão de Urbanista na IberoAmérica e nos países de língua portuguesa.

Programa Completo

Objetivos

O seminário intercalar tem os seguintes objetivos relativamente à Iberoamérica:

Desde sempre que a questão da Formação Superior na área do Urbanismo, da sua articulação interdisciplinar com diferentes áreas do conhecimento e da sua dimensão ética e deontológica, que é objeto de grande questionamento, por parte das instituições de ensino superior, das diferentes instâncias da administração pública e nas organizações nacionais e internacionais reunidas no seio da Global Planning Education Network (GPEAN).

O permanente crescimento das áreas urbanas, as migrações maciças de natureza económica, resultantes de guerras e de crimes ambientais, coloca a nível mundial novos e complexos desafios, para os quais se torna necessário encontrar, não só novos perfis profissionais no campo da urbanística como rever modelos de educação, estruturas e conteúdos para as formações universitárias existentes e a criar.

O seminário Intercalar da Rede de Investigadores Iberoamericanos (RII) 2016 – A Formação e a Profissão de Urbanista na Iberoamerica e nos Países de Língua Portuguesa, tem por isso o objetivo de avaliar o estado do Ensino Universitário do Urbanismo e do exercício da profissão de Urbanista na Iberoamérica e refletir sobre possíveis linhas orientadoras para a qualificação científica e profissional dos urbanistas face à complexidade crescente das problemáticas urbanísticas.

Este seminário deve contribuir para uma renovada e necessária tomada de consciência que a situação actual em geral está cada vez mais afastada das problemáticas contemporâneas do urbanismo, valorizar os caminhos inovadores de novos modelos de formação superior desenvolvidos em diferentes instituições de Ensino Superior e produzir um contributo relevante a ser apresentado na Conferência das Nações Unidas Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), que terá lugar em Quito, em outubro de 2016.

Local

Auditório  Armando  Guebuza  da  Biblioteca  da  Universidade  Lusófona  de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Campo Grande, 380, 1749–024, Lisboa.

Data

2 a 4 de Junho de 2016

Organização

RII / ULHT

Parceiros

AESOP/ GPEAN/

Comissão de Honra

  • João Teixeira  (Presidente CCDR-LVT e ex Presidente Conselho Europeu dos Urbanistas)
  • Mário Moutinho (Reitor ULHT)
  • Roberto Righi (Professor Universidade Mackenzie São Paulo)

Comissão Científica

  • Carlos A. de Mattos (RII)- México |a confirmar|
  • Filipa  Antunes  (Subdiretora do Departamento de Arquitetura  e Urbanismo  – ULHT) – Portugal
  • Luiz Antônio de Souza (UNEB/UFBA – Brasil)
  • Pedro Ressano Garcia (Diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo – ULHT) – Portugal
  • Vicente del Rio (CALPOLY) – USA | a confirmar |
  • Eduardo Rojas – USA

Comissão Organizadora

  • Prof. Sérgio González López (RII – México)
  • Prof. Antônio Santa Rita (Coordenador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo – ULHT) – Portugal
  • Isadora Aragão Souza (Doutoranda em Urbanismo – ULHT) – Portugal/Brasil
  • Prof. Rui Florentino (ULHT) – Portugal

Público Alvo

Professores   e   responsáveis   por   formação   superior   na   área   do Urbanismo, profissionais, investigadores, estudantes e especialistas da área do Urbanismo.

Método de Trabalho

4 Mesas Redondas com texto problematizador, apresentação de comunicações, debate e conclusões. Para cada Mesa Redonda será solicitado a um(a) especialista uma intervenção de fundo que enquadre os trabalhos.

Mesa Redonda I – Avaliar o estado do Ensino Universitário do Urbanismo e do exercício da profissão de Urbanista na Iberoamérica – Enfoque em Portugal e Países Africanos de Língua Portuguesa;

Mesa Redonda II – Refletir sobre linhas orientadoras para a qualificação científica e profissional dos urbanistas face à complexidade crescente das problemáticas urbanísticas;

Mesa Redonda III – Compreender a dimensão ética e deontológica da profissão de Urbanista;

Mesa Redonda IV – Formação e profissão de Urbanista: contributo para Conferência das  Nações  Unidas  Habitação  e  Desenvolvimento  Urbano  Sustentável (Habitat  III), Quito, em outubro de 2016.

Línguas Oficiais

Português e Espanhol.

Programa

1º Dia

Manhã: Receção + Conferências Inaugurais.

Tarde: Mesas Redondas + Sessão Plenária (duração 45m)

Noite: Jantar oficial do evento

2º Dia

Manhã: Mesas Redondas + Sessão Plenária (duração 45m)

Tarde: Visita à Área da Expo 98 e Área Histórica de Lisboa – Baixa Pombalina.

Noite: livre

3º Dia

Manhã: Mesas Redondas + Sessão Plenária (duração 45m)

Tarde:   Grupos   de   trabalho   +   Sessão   Plenária   (duração   45m)   +   Conclusões  e Encerramento

Noite: Jantar de encerramento

Tags: ,