SEMINÁRIO: Arquitectura – Concepção e Investigação #2

Seminário do Doutoramento em Arquitectura da Universidade Lusófona (de Lisboa e do Porto). A aula é aberta aos interessados, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81052869305
Sextas-feiras às 14:30.
Arquitectura: Concepção e Investigação
Integrada no 3º Ciclo de Estudos em Arquitectura da Universidade Lusófona, realiza-se um Seminário que conjuga o curso de Lisboa e do Porto com o mesmo tema (Arquitectura: Concepção e Investigação) integrado nas duas Unidades Curriculares de Concepção de Arquitectura: Teoria e prática e Concepção do Projecto Arquitectónico.
Sinopse:
Um dos objectivos do seminário consiste em debater dialéticas entre a prática da arquitetura e a investigação em arquitectura, analisando, com base em percursos autorais consolidados, o tipo de relações que se podem estabelecer entre estes dois domínios profissionais. A investigação arquitectónica fundamenta a prática da arquitetura? E, será a prática do projecto uma base de investigação segura? De onde surge a motivação por assuntos a investigar? O património é um factor comum de estímulo? Existem outros factores? Podemos admitir que existem métodos comuns ou métodos adaptados entre a prática da arquitetura e a investigação? De que forma a sociedade e comunidades específicas podem beneficiar com arquitectura fundamentada em resultados obtidos com a investigação independente?
Propomos a apresentação de um conjunto de conferências de autores arquitectos e investigadores com leituras pertinentes e significativas no domínio do conhecimento científico, propostas metodológicas heterogéneas e relações de disseminação abrangentes e distintivas.