Prof. Hugo Nazareth Fernandes participa no Curso Livre Arquitetos de Lisboa

O Prof. Hugo Nazareth Fernandes irá dar uma conferência sobre a obra do Arq. António Varela, parte integrante do 2.º Curso livre Arquitetos de Lisboa: Anos 30 do século XIX – Atualidade, a ter lugar no CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa, no dia 23 de Setembro.

A obra do arquitecto e artista do primeiro modernismo português António Varela (1902-1962) foi investigada pelo Professor no âmbito do seu doutoramento, investigação essa que resulta no livro António Varela, o legado do invisível (Ed. Caleidoscópio).

O estudo centra-se na descodificação dos mecanismos mentais de composição que orientam, para alguns, a operatividade geométrica do desenho arquitectónico. No caso de Varela, estes mecanismos geram padrões de regulação que funcionam e produzem efeitos de articulação entre tradição e modernidade.

O 2.º Curso livre Arquitetos de Lisboa: Anos 30 do século XIX – Atualidade é uma parceria do CIDEHUS.UE – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a FCG – Fundação Calouste Gulbenkian, o CIUL –Centro de Informação Urbana de Lisboa e a CML – Câmara Municipal de Lisboa.

A entrada é livre.