Proposta Metodológica para a Compatibilização entre Comércio Tradicional e Shopping Centers 

Autor Luís Mário Antunes Teixeira
Titulo Proposta Metodológica para a Compatibilização entre Comércio Tradicional e Shopping Centers
Orientador Professor Doutor Fausto António de Almeida Cruz
Co-orientador
Faculdade/Departamento Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Curso de Arquitectura
Obtenção de Grau Mestre em Arquitectura
Data 2010
Resumo O presente trabalho pretende, através da caracterização do comércio tradicional, centro tradicional e shopping center, criar um conjunto de regras e metodologia para a compatibilização destas actividades. Apresenta, ainda, o desenvolvimento de estratégias para a relocalização do Shopping Center no tecido urbano do centro histórico ou tradicional, como catalisador de desenvolvimento e vitalidade, devolvendo a este local o seu papel de centro cívico.
Palavras-chave Comércio Tradicional; Shopping Centers; Centro Tradicional; Arquitectura
Índice
  • Introdução
  • Capítulo 1 – Fundamentos Teórico-Conceptuais
  • Capítulo 2 – O Comércio
  • Capítulo 3 – O Shopping Center
  • Capítulo 4 – Compatibilização Proposta
  • Capítulo 5 – Conclusão
  • Bibliografia
Nº de Páginas 113
Nº de Volumes 1
Local Lisboa, Portugal
Peças gráficas
Âmbito Urbanismo Comercial

Arquitectura e Urbanismo das Fábricas Conserveiras na Cidade de Setúbal: Memória Genética

Autor Samuel Luís Soares de Oliveira
Titulo Arquitectura e Urbanismo das Fábricas Conserveiras na Cidade de Setúbal: Memória Genética
Orientador Professor Doutor Luís Filipe Pires da Conceição
Co-orientador Mestre Arquitecto Hugo Nazareth Fernandes
Faculdade/Departamento Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Departamento de Arquitectura
Obtenção de Grau Mestre em Arquitectura
Data 2009
Resumo Este trabalho constitui-se como uma reflexão sobre a problemática que envolve a relação actual dos espaços ocupados pelas antigas fábricas de conservas com a cidade de Setúbal. O objecto de estudo adoptado foi um projecto desenvolvido num espaço de uma fábrica conserveira – Mecânica Setubalense – em ruína, tendo como objectivo estabelecer algumas hipóteses que possam contribuir para a Memória Genética da fábrica.
Palavras-chave Memória; Genética; Rupturas; Continuidades; Fábricas
Índice
  • Introdução
  • Capítulo 1 – problemática Teórico-Conceptual
  • Capítulo 2 -Contextualização
  • Capítulo 3 -Intervenção Urbana e arquitectónica no Espaço em Ruína da Fábrica Mecânica Setubalense no Bairro das Fontainhas em Setúbal
  • Conclusão
  • Bibliografia
Nº de Páginas 61
Nº de Volumes 1
Local Lisboa, Portugal
Peças gráficas
Âmbito Reabilitação

Arquitectura, Luz e Cor

Autor Sara Alexandra Pereira Cerdeira
Titulo Arquitectura, Luz e Cor
Orientador Professor Doutor António José Marques Vieira de Santa Rita
Co-orientador
Faculdade/Departamento Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Departamento de Arquitectura, Urbanismo, Geografia e Artes
Obtenção de Grau Mestre em Arquitectura
Data 2010
Resumo Neste trabalho pretende-se relacionar a conjugação da iluminação natural, da iluminação artificial e da cor, bem como a forma como se configuram no funcionamento dos edifícios. São apresentados os diferentes tipos de iluminação e a sua interacção no plano da Arquitectura, utilizando a cor como elemento, dando a conhecer as formas de iluminação mais corretas para cada edifício, quais os seus efeitos e como consegui-los de um modo eficiente.
Palavras-chave Iluminação Natural; Iluminação Artificial; Cor; Arquitectura
Índice
  • Introdução
  • Capítulo 1 – Introdução histórica
  • Capítulo 2 – A luz
  • Capítulo 3 – A iluminação natural
  • Capítulo 4 – A iluminação artificial
  • Capítulo 5 – Luz natural versus luz artificial
  • Capítulo 6 – Legislação
  • Capítulo 7 – Iluminação
  • Capítulo 8 – Cor
  • Capítulo 9 – Teoria da luz
  • Capítulo 10 – Cor e luz na Arquitectura
  • Capítulo 11 – Luz e cor
  • Capítulo 12 – A cor e os aspectos culturais
  • Capítulo 13 – A cor na história ocidental
  • Capítulo 14 – A cor na Arquitectura ao longo da história
  • Capítulo 15 – Cor e lugar
  • Capítulo 16 – Utilização da cor na iluminação nas fachadas
  • Capítulo 17 – Conclusão
  • Bibliografia
Nº de Páginas 109
Nº de Volumes 1
Local Lisboa, Portugal
Peças gráficas
Âmbito Iluminação

 

Arquitectura Sustentável aplicada à Construção Civil

Autor Gisele Tedeschi dos Santos
Titulo Arquitectura Sustentável aplicada à Construção Civil
Orientador Professor Doutor Carlos Alberto de Assunção Alho
Co-orientador
Faculdade/Departamento Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Obtenção de Grau Mestre em Arquitectura
Data 2008
Resumo Este  trabalho aborda os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, associando-se a definição geral aos temas relacionados com os sistemas que envolvem a Arquitectura e a construção civil. A reflexão sobre Arquitectura sustentável é conduzida pela apresentação de um estudo para um loteamento desenvolvido com bases sustentáveis. O planeamento do loteamento inclui também um projecto de residências tipo a serem implantadas e, igualmente, projectadas sob a óptica da sustentabilidade.
Palavras-chave Construção Civil; Arquitectura Sustentável; Projecto
Índice
  • 1. Introdução
  • 2. Revisão de literaturas
  • 3. Desenvolvimento do Trabalho
  • 4. Resultados
  • 4. Ambientes escolares
  • 5. Análise do projecto
  • 6. Conclusão
  • 7. Anexos
  • 8. Bibliografia
Nº de Páginas 71
Nº de Volumes 1
Local Lisboa, Portugal
Peças gráficas 4
Âmbito Sustentabilidade

Cor em Creches

Autor Susana Marisa Fernandes da Silva Relvas
Titulo Cor em Creches
Orientador Professor Doutor Luís Filipe Pires da Conceição
Co-orientador
Faculdade/Departamento Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Departamento de  Arquitectura
Obtenção de Grau Mestre em Arquitectura
Data 2009
Resumo Este  trabalho centra-se na importância da Cor no espaço arquitectónico de uma creche e no que esses espaços coloridos podem despertar e influenciar o desenvolvimento das crianças, a nível físico e psicológico.  Com este estudo pretende-se comprovar que a presença da Cor influencia o comportamento das crianças.
Palavras-chave Cor; Projecto Arquitectura; Creches
Índice
  • Introdução
  • 1. Análise da creches
  • 2. Desenvolvimento da criança
  • 3. Espaço físico no desenvolvimento da criança
  • 4. Ambientes escolares
  • 5. Teoria das cores
  • 6. Significado psicológico das cores no desenvolvimento da criança
  • 7. Educação Waldorf
  • 8. A Arquitectura e uso das Cores
  • 9. Projecto de Arquitectura – definições necessárias
  • 10. Escola modelo
  • 11. Referências de Creches
  • 12. Investigação qualitativa
  • 13. Conclusão do trabalho
  • 14. Bibliografia
Nº de Páginas 68
Nº de Volumes 1
Local Lisboa, Portugal
Peças gráficas 2
Âmbito Investigação