Homenagem ao Professor Raúl Hestnes Ferreira

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias promoveu várias iniciativas de homenagem ao Arquitecto Raúl Hestnes Ferreira, professor do Departamento, por ocasião da abertura do ano letivo 2016/17.

O arquiteto Hestnes Ferreira é uma figura incontornável da Arquitetura Portuguesa, com uma obra importante e vasta em habitação social, equipamentos sociais, públicos e escolares. Em atividade em Portugal desde os anos 60, é uma testemunha participativa das ultimas décadas da Arquitetura Portuguesa.

Como protagonista do processo SAAL em Lisboa, foi homenageado o ano passado numa vasta exposição sobre o assunto organizada pela fundação de Serralves, e é uma das figuras centrais da Exposição Les Universalistes sobre Arquitetura Portuguesa, organizada pela Fundação Gulbenkian e pela Cité de l’architecture & du patrimoine, e apresentada este ano em Paris.

As iniciativas do DAU iniciaram-se por uma sessão de homenagem no dia 23 de Setembro no Auditório Armando Guebuza, Biblioteca Victor de Sá, ULHT – entre os testemunhos apresentados, salientamos os apresentados pelos Professores do DAU Pedro Ressano Garcia e Mário Krüger.

Nesta ocasião, foi inaugurada também uma exposição de esquiços e maquetas pertencentes à obra do Arquiteto Hestnes Ferreira, que orientou no dia 29 uma visita no âmbito da aula de Elementos de Arquitetura I, que leciona no Mestrado Integrado em Arquitetura do DAU-ULHT.

Ainda na sessão de dia 23, foi apresentada pelo Prof. Luís Pavão (EST-Tomar) uma série das suas fotografias sobre as maquetas em exposição, e foi também projetada a curta-metragem «A Encomenda», um documentário sobre a Casa em Albarraque, primeira obra do Arquiteto Hestnes Ferreira (1958- 61).

Este visionamento foi repetido no dia 3 de Outubro, com os comentários do seu realizador, o Arquitecto Manuel Graça Dias. Nesta ocasião foi também visionada a entrevista ao Arquiteto Hestnes Ferreira aquando da realização de «A Encomenda», em 2011.