Falecimento do Professor Raúl Hestnes Ferreira

RAÚL HESTNES FERREIRA (1931-2018)

 

É com profundo pesar que a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias recebeu a notícia do falecimento do Arq. Raúl Hestnes Ferreira.

O Arq. Raúl Hestnes Ferreira apresentava um Curriculum Vitae que é, a vários títulos, uma referência nacional no panorama da Arquitetura Portuguesa, bem como na pedagogia do seu ensino.

Com efeito, colaborou desde cedo com o Arq. Louis Kahn, em Filadélfia (EUA), no início dos anos 60 e apresentava uma vasta produção arquitetónica premiadíssima, cabendo destacar, entre outras, a casa da cultura de Beja, a casa em Albarraque, a escola Secundária de Benfica, bem como o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, conhecidas como marcos de inovação para as novas gerações de arquitetos que, entretanto, se formaram.

Além disso, é autor de vários trabalhos de investigação sobre diversos arquitetos contemporâneos, bem como a sua obra tem sido objeto de várias monografias.

O seu CV também apresentava uma vasta experiência didática, tendo contribuído significativamente para a formação de várias gerações de arquitetos em Portugal, nomeadamente no Departamento de Arquitetura da E.S.B.A. de Lisboa (1970-72), no Curso de Arquitetura da Cooperativa Árvore do Porto (1986-88), no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (1991-2003), no Departamento de Arquitetura do ISCTE (2001-2003), encontrando-se desde 2010 até ao ano letivo transato a lecionar no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Lusófona e a que se pode acrescentar, como forma de reconhecimento público, o título de Doutor Honoris Causa, outorgado em 2007 pela Universidade de Coimbra, bem como o Diploma de Reconhecimento e Mérito da Universidade Lusófona em 2014.

Também recebeu o Prémio Nacional de Arquitectura e Urbanismo, da secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte, o Prémio Nacional de Arquitetura da antiga Associação de Arquitetos (anterior à Ordem), o Prémio Valmor e a Medalha de Honra da ULHT.

A participação do Arq. Raúl Hestnes Ferreira foi sempre uma mais valia para o fortalecimento das atividades pedagógicas ao nível de cursos de mestrado e de doutoramento da ULHT, cabendo destacar a sua efetiva participação na regência conjunta das Unidades Curriculares de Conceção Arquitetónica – Teoria e Prática; a participação pontual em Seminários nos 2º e 3º anos do Curso de Doutoramento do qual foi um dos fundadores; a apresentação de palestras e conferências ao longo do ano letivo, nomeadamente na Sessão de Abertura do Curso de Doutoramento; a orientação de teses de doutoramento, bem como uma continuada Assessoria ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ULHT, nomeadamente integrando os Júris das Unidades Curriculares de Projeto, tanto do 1º como do 2º Ciclo do MIARQ, o que dada a sua vasta experiência pedagógica e profissional contribuiu vivamente para o fortalecimento e estruturação das atividades pedagógicas destes cursos.

A ULHT, enlutada presta sentida homenagem ao seu querido mestre e professor que deixa laços afetivos e pessoais com todos os seus alunos, professores e funcionários e envia à família os sinceros pêsames.

Lisboa, 12 de Fevereiro de 2018