STSM for Lisbon to workout the topic “The use of public spaces by teenagers and the role of technology!

Universidade Lusófona and National Lab of Civil Engineering welcome applications for a STSM in Lisbon for a period of 5 to 15 days in November 2017 or January 2018, to support the analysis of how teenagers (13 to 19 years old young people) use public open spaces, and what is the role of ICT and their devices in the relation of teens with the urban fabric.


The contents should encompass literature review, systematic analysis of an applied questionnaire and interviews with teenagers, and drawing some conclusions.
Further details how to apply at: http://cyberparks-project.eu/stsm

Click here to download PDF

Lisbon Archicad Summer School @ ULHT, 25-29 Setembro 2017

A Archicad Summer School é um evento internacional promovido pela ACUA (Archicad Users Association).

A Universidade Lusófona vai ser a anfitriã da primeira edição realizada fora do Reino Unido.

Este evento, que conta com a presença de oradores e formadores com experiência relevante em BIM (Building Information Modelling), sobretudo, mas não só, em Archicad, consiste numa semana de formação, conferências e workshops na área do BIM, com um enfoque especial no Archicad, fluxo de trabalho e no Open BIM.

As inscrições estão abertas, e os alunos e antigos alunos DAU podem contar com preços especiais no curso certificado de iniciação ao Archicad, colocando o seu número de aluno na página de registo.

Toda a informação, incluindo o programa completo, pode ser consultada no website Lisbon Archicad Summer School.

Sessão de Abertura | Ano Lectivo 2017-18 | Mestrado Integrado em Arquitetura

A sessão de abertura do ano lectivo 2017-18 do MIArq realiza-se na próxima segunda-feira, 25 de Setembro, âs 11h00, no auditório S.0.11.

Todos os alunos do MIArq estão convidados a participar.

Programa:

10.45 am Acolhimento
11h00m Boas-Vindas
11h05m Tiago Duarte Lopes | Finalista Prémio Archiprix
11h15m João Serafim; Marcelo Rafael | Workshop Szczecin (Poland)
11h25m Jorge Casimiro | Workshop Universitá degli studi L’Aquila
11h35m Luís Campos; João Serafim; Susana Teixeira; Teresa Conceição | Prémio Pladur
11h45m António Francisco; Pedro Figueiras; Joaquim Borges Martins | Levantamento Documental das Dissertações DAU
11h55m Ariane Sposito; Daniela Flores | Apresentação da Visita de Estudo Roteiros DAU Porto|Braga|Guimarães
12h00m Silvana Moreira | Apresentação Site DAU

 

Branco até Branco – Série de artigos da Prof. Eliana Sousa Santos sobre a sua viagem de investigação no Sudoeste Americano

A Prof. Eliana Sousa Santos publicou no jornal Público uma série de artigos – Branco até Branco – sobre a viagem de investigação que realizou em Junho deste ano ao Sudoeste Americano, num roteiro que tocou as viagens de arquitectos, artistas e historiadores de arte como Fernando Távora, Reyner Banham, Aby Warburg, George Kubler e Lucy Lippard. Muitos parabéns à Professora por esta publicação!

Earthworks e obras de arte: criação e destruição da paisagem americana

Paraísos artificiais: oásis na Califórnia deserta

Observatórios do invisível: peregrinação pelo sublime americano

Pueblos, conquistadores e gringos: a velha Europa no Novo México

Do centro da terra ao limite do espaço: entre o holocausto nuclear e o transcendente

 

Exposição Viagem ao Invisível

Inaugura no sábado, dia 29 de Julho de 2017, pelas 18h, no Teatro Thalia em Lisboa,  a exposição Viagem ao Invisível, com curadoria dos professores Maria Rita Pais e Luís Santiago Baptista.
A Viagem ao Invisível, que venceu o Open Call Viagem Pop-Up 2015 da OARS,  visitou vários espaços e edifícios durante 3 dias em Junho de 2016.
A nova exposição no seguimento daquela iniciativa estará aberta até 31 de Agosto.

Candidaturas a monitores lectivos para o 1º semestre 2017-18

Estão abertas as candidaturas para monitores lectivos para o apoio às unidades curriculares de Projecto Arquitectónico do MIArq.

Os alunos DAU do 2º e 3º ciclo podem candidatar-se até ao dia 9 de Outubro de 2017, através do envio de portfolio para este email.

O programa de monitores lectivos tem as seguintes condições:

  1. Os Monitores estabelecem a articulação do Professor de Projeto com os alunos da Unidade Curricular;
  2. Os Monitores acompanham o Professor de Projeto no decorrer das aulas em função do horário estipulado;
  3. Os Monitores obterão, no final do semestre, e em resultado de bom desempenho, carta de recomendação em português e em Inglês e ainda Certificado conforme.
  4. Os Monitores terão prioridade de inscrição em programas internacionais desenvolvidos e/ou participados pelo Departamento;
  5. Os Monitores estarão representados no elenco de colaboradores divulgado no Web Site do Departamento.

Debate com o Prof. João Borges da Cunha na Feira do Livro 2017

No próximo Sábado, dia 10 de Junho, o Professor Doutor João Borges da Cunha (Ph.D. Professor Auxiliar, Coordenação Pedagógica do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ECATI – ULHT) participará num debate com o título: “Quando os romances nos explicam os jovens de hoje“, a convite da Editora da Universidade Católica Portuguesa, por ocasião do lançamento do livro de Amélia Cruz, «A Identidade Adolescente no Romance Juvenil Contemporâneo», e onde é objecto de estudo o romance de sua autoria, «Amor de Miraflores», que retrata a relação entre o crescimento dos subúrbios e a idade adolescente nas cidades contemporâneas.

Na Praça Amarela da Feira do Livro de Lisboa, 19h00 — gostaríamos de contar com a presença de todos.

Conferência – Debate Frente Ribeirinha de Lisboa, Visão a Trinta Anos: Alterações Climáticas e Horizonte Estratégico

Inscrições no site do MAAT

No âmbito do protocolo MAAT / ULHT-DAU, irá ocorrer no próximo dia 19 de Junho, às 18:30, no MAAT-Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia a Conferência – Debate Frente Ribeirinha de Lisboa, Visão a Trinta Anos: Alterações Climáticas e Horizonte Estratégico.

Esta conferência reúne um conjunto de personalidades que debaterão o futuro da frente ribeirinha de Lisboa, os seus desafios e as soluções com impacto cultural, na sequência dos workshops internacionais desenvolvidos desde 2010 pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo [DAU] da Universidade Lusófona

Palestra Utopia and the Anthropocene por Stamatis Zografos @ Sala G.2.2, 11 Maio, 18h00

Utopias are often set outside scientific time. They can be set in the past or future, or even in mythical time. They comprise constructs of our imagination that can provide escape from everyday life.  Yet by doing so they also highlight issues that render our world and our everyday life rather problematic. Can utopias therefore be considered as tools to improve this world? Or are they merely reactions against it?

Prova Pública de Defesa Final da Tese de Doutoramento em Urbanismo

 A Direção do Programa de Doutoramento em Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona convida à presença no ato público de Defesa Final da Tese de Doutoramento em Urbanismo, por Cassandra Helena Faes, com o título «O Desenvolvimento Territorial e a Conservação da Paisagem Cultura – Paisagem Cultural do Núcleo Rural de Testo Alto em Pomero de/Sc/Brasil», que decorrerá na próxima sexta-feira, dia 5 de maio 2017, às 14h30 no auditório U.0.8, Campo Grande  – Lisboa.

Seminário de Investigação em Urbanismo 2017

O Doutoramento em Urbanismo do DAU – Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona, organizou mais um Seminário de Investigação em Urbanismo contando com a participação de Professores e Investigadores convidados, numa sessão de acolhimento aos novos alunos e acompanhamento das investigações em curso.

Vinte e um alunos concluíram o Mestrado Integrado em Arquitetura

Durante o período das Provas Públicas, o DAU – Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona, recebeu os Candidatos, Orientadores Arguentes, Vogais, Familiares e Amigos.
Celebrámos o esforço de todos, as Dissertações são inspiradoras!

SummerSchool ULHT Lisbon 2017 – Architecture and Climate Change: Strategies in Waterfront Urban Areas, 17-30 June 2017

Summer School at ULHT – Lisbon will focus on the topic “Waterfront and climate changes”.

Workshop will be conducted by prominent professionals, national and international and hosted by Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) in Lisbon, from 17th to 30th June 2017.

Prémio Archiprix Portugal 2017

O Archiprix é um prémio de temática livre, puramente institucional e académico que dá visibilidade à diversidade e qualidade académica da mais jovem geração de arquitetos portugueses, distinguindo os melhores trabalhos de fim de curso nas áreas da Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista.

Conferência por Katia Zolotovsky (MIT)

Katia Zolotovsky, investigadora no MIT, irá dar a conferência «Guided Growth – The Interplay between Shape, Material and Life», no dia 8 de Novembro, 11:30, na Sala Verde (G2.2). Esta conferência, com entrada livre, é uma iniciativa do DAU e do LabART Laboratório de Arquitectura – Centro de Estudos.