A STUDY OF THE D.JOÃO III CLOISTER IN TOMAR (PORTUGAL)

Seminário “Teoria, Investigação e Prática Profissional”

2022-2023 | 3º Ciclo de Aulas Abertas

A STUDY OF THE D.JOÃO III CLOISTER IN TOMAR (PORTUGAL)

A dissertation submitted by Rodrigo Hölzer e Brito towards the degree of Master of Architecture at the University of Bath. Department of Architecture and Civil Engineering. Session 1999-2000.

Resumo

Será apresentada a Dissertação de Mestrado realizada na University of Bath (ano lectivo 1999-2000) sob a orientação do Professor Vaughan Hart.

A dissertação examina a arquitectura all’antica de Diogo de Torralva (1500-1566) e Filippo Terzi (1520-1597) no Claustro D. João III do Convento de Cristo em Tomar; enquadra-a nas obras que Francisco de Holanda (1517-1585) visitou e documentou na sua viagem a Itália sob o patrocínio de D. João III (1502-1557); e considera a relevância do Livro III de Sebastiano Serlio (1475-1554) nesta iniciativa.

Será também apresentada a forma como a metodologia de investigação e o trabalho de campo contribuíram para a formação do argumento.

Nota Biográfica

Rodrigo Hölzer e Brito é doutorando no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Estudou arquitectura nas Universidades de Leeds, Delft, e Bath. Leccionou na Escola Internacional de Arte do Instituto de Arte, Tecnologia e Cultura, sito em Cabo Verde. Exerce a actividade liberal no Porto.

18 de outubro, 2022, 21:00h

Link Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95186455443

O seminário convida jovens arquitectos e investigadores de instituições de ensino universitário ou unidades de investigação exteriores a fazerem apresentações nos seguintes tópicos:

1 –Trabalho de Mestrado e Prática Posterior de Investigação e Projecto

2 – Inquietação: Interacção da Teoria com a Prática

As sessões apresentam experiências de transição do percurso académico para a actividade profissional, convocando participantes e alunos a uma reflexão sobre o modo como a experiência de dissertação pode ser determinante na actividade profissional, na prática da arquitectura e na pesquisa de suporte dessa mesma prática. É possível compatibilizar no início de carreira os domínios da prática, teoria e crítica com investigação operativa?

O que podem os jovens arquitectos e investigadores em actividade trazer para o debate académico? Como vêem o suporte da sua própria criação e de criações referenciais? Desenham escrevendo e escrevem desenhando? Qual a importância do conhecimento da História? De que modo os seus métodos e instrumentos são determinantes para atingir objectivos e obter soluções? De que modo o suporte dessa mesma prática reflecte inquietações?

O seminário tem como objectivo principal suscitar uma reflexão, alargada às áreas cientificas afins, acerca dos campos da pesquisa arquitectónica, convidando profissionais e investigadores a pensarem e debaterem a transição do percurso académico para a actividade profissional, de modo a estimular nos alunos não apenas a aptidão para distinguirem os domínios fundamentais da arquitectura – prática, crítica, teoria, história – e as articulações e inter-relações que entre eles se estabelecem, bem como o desenvolvimento de competências de autonomia para a organização do conhecimento, com vista à concretização de um Projecto ou Plano de Trabalhos, enquanto base consistente para posterior elaboração de dissertação de mestrado.

Laboratório de Investigação – Seminários, 5º ano, Curso de Mestrado Integrado

DAU – Departamento de Arquitetura eUrbanismo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa

Docente: Prof. Francisco Portugal e Gomes (PhD Arq.)

AULA ABERTA: JEREMY TILL: Research After Research

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jeremy Till vai partilhar connosco as suas últimas investigações sobre investigação em Arquitectura.

Zoom (class): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81052869305

PhD in Architecture at Lusófona University * Seminar – Architecture, Design and Research

Sinopse:
“Research after Research” asks (but does not fully answer) about the status and future of architectural research in the face of the climate emergency. It takes the arguments we are developing in our current research project – RESEARCH AFTER RESEARCH, and tries to project them onto architectural research.
Living with the climate emergency demands systematic change across economic, behavioral, and social structures, with profound implications for approaches to the built environment and spatial production. Architecture after Architecture examines how spatial practices might respond to such challenges, going beyond technical fixes, by addressing the cultural and socioeconomic factores that influence how we make, occupy and share space.

SEMINÁRIO: Arquitectura – Concepção e Investigação #2

Seminário do Doutoramento em Arquitectura da Universidade Lusófona (de Lisboa e do Porto). A aula é aberta aos interessados, através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81052869305
Sextas-feiras às 14:30.
Arquitectura: Concepção e Investigação
Integrada no 3º Ciclo de Estudos em Arquitectura da Universidade Lusófona, realiza-se um Seminário que conjuga o curso de Lisboa e do Porto com o mesmo tema (Arquitectura: Concepção e Investigação) integrado nas duas Unidades Curriculares de Concepção de Arquitectura: Teoria e prática e Concepção do Projecto Arquitectónico.
Sinopse:
Um dos objectivos do seminário consiste em debater dialéticas entre a prática da arquitetura e a investigação em arquitectura, analisando, com base em percursos autorais consolidados, o tipo de relações que se podem estabelecer entre estes dois domínios profissionais. A investigação arquitectónica fundamenta a prática da arquitetura? E, será a prática do projecto uma base de investigação segura? De onde surge a motivação por assuntos a investigar? O património é um factor comum de estímulo? Existem outros factores? Podemos admitir que existem métodos comuns ou métodos adaptados entre a prática da arquitetura e a investigação? De que forma a sociedade e comunidades específicas podem beneficiar com arquitectura fundamentada em resultados obtidos com a investigação independente?
Propomos a apresentação de um conjunto de conferências de autores arquitectos e investigadores com leituras pertinentes e significativas no domínio do conhecimento científico, propostas metodológicas heterogéneas e relações de disseminação abrangentes e distintivas.