Conferência pelo Prof. Hugo Nazareth Fernandes: António Varela (1902-1962)

Integrada na programação da Exposição “NOS E OS OUTROS”, em exibição no M|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, irá realizar-se no próximo sábado, dia 9 de fevereiro pelas 15:30h, uma conferência pelo Prof. Arquitecto Hugo Nazareth Fernandes que versará sobre a obra de António Varela (1902-1962).

O Prof. Hugo Nazareth Fernandes é autor da obra António Varela, o legado do invisível, trabalho de investigação sobre a obra deste arquitecto leiriense que viria a corporizar a sua tese de doutoramento.

É uma interpretação do caminho silencioso e um pouco à margem deste arquitecto do primeiro modernismo português. Fruto de mais de dez anos de investigação sobre a vida e a obra do arquitecto António Varela (1903-1962), amigo e próximo colaborador de Jorge Segurado e José de Almada Negreiros, aqui se analisam alguns dos seus projectos mais notáveis, nomeadamente, a Fábrica de Matosinhos da Algarve Exportador Lda. e a Casa da Rua de Alcolena.

(In: https://www.amazon.com/António-Varela-Arquitecto-Invisível-Portuguese/dp/9896582254)

António Varela é um dos artistas modernistas que juntamente com Narciso Costa, Luís Fernandes e Lino António, se encontra representado na pintura de Lino António que serve de mote à referida exposição comissariada pela Prof. Doutora Sandra Leandro.