Conferência pela Prof. Catarina Patrício no IX Ciclo de Conferência ECATI/CCB

A Prof. Catarina Patrício irá dar a conferência O Mágico, o Universalizável e o Possível: Sobre a Estética e a Imaginação em Simondon no próximo dia 10 de Abril de 2019, no Auditório do Museu Coleção Berardo, CCB.


Uma floresta petrifica-se em cristais intensamente coloridos e brilhantes como estrelas, vitrificando em ávida volição as criaturas vivas, o correr do rio, a vegetação e a fuselagem das embarcações. Suspendeu-se o modo de existência das coisas para se fundar um ciclo inteiramente novo de relações – é este o “Mundo de Cristal”, romance de 1966 de J.D. Ballard, que nos servirá de condutor numa leitura à questão da estética e da imaginação em Gilbert Simondon: a imaginação que, não se desdobrando no fictício, indicia uma verdadeira atividade de realização enquanto pura possibilidade; e o pensamento estético, análogo ao pensamento mágico (e cósmico), como caminho universalizável não exclusivo da obra de arte. Se uma predisposição para a técnica libertou a figura humana da natureza-fundo, consubstanciando a ruptura com a unidade primitiva, será agora uma realização técnica reticular que se coloca como desafio planetário de possibilidade de uma unidade futura.

Conferência apresentada no âmbito do IX Ciclo de Conferências Internacionais sobre A Constelação do Planetário, organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Univ. Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo. Entrada livre.

http://pt.museuberardo.pt/educacao/atividades/o-magico-o-universalizavel-e-o-possivel-sobre-estetica-e-imaginacao-em-simondon