Ciclo de Conferências COMPUTAR, FORMA – Conferencia de José Nuno Beirão

Amanhã  15 de junho (18h) Conferencia de José Nuno Beirão (FAUL). Ciclo de Conferências COMPUTAR, FORMA

Titulo:
Space Syntax goes 3D – Convex and Solid Void Analysis – The detailed analysis of public open space.

José Nuno Beirão, licenciou-se em arquitectura pela FAUTL em 1989, data a partir da qual começou a praticar arquitectura tendo sido membro fundador do escritório bquadrado arquitectos lda. (www.bquadrado.com). Concluiu a sua dissertação de mestrado no ISCTE em 2005. A tese intitula-se: “Gramáticas Urbanas: para uma metodologia de desenho urbano flexível” e trata de um estudo analítico de métodos de projeto baseados em algoritmos para a obtenção de planos urbanos dotados de maior flexibilidade como resposta e forma de adaptação às variações das premissas.

Em sua tese de doutorado intitulada CItyMaker: Designing Grammars for Urban Design concluída em 2012 na TU Delft na Holanda, ele desenvolveu ainda mais o conceito, propondo um conjunto de algoritmos chamados ‘padrões de indução urbana’ descritos usando o formalismo de gramáticas de forma (Stiny e Gips , 1972). Estas são gramáticas tecnicamente genéricas aplicáveis no desenvolvimento de modelos urbanos paramétricos. A tese apresenta o conceito de City Information Modeling (CIM), que combina o desenvolvimento de modelos paramétricos e informações georreferenciadas associadas como base para um projeto urbano com suporte analítico. Actualmente encontra-se em dedicação exclusiva à FAULisboa onde desenvolve investigação relacionada com as aplicações do CIM no planeamento e design urbano.

Seus interesses fundamentais são: projeto urbano paramétrico baseado em dados; projeto algorítmico; sistemas de design; gramáticas de forma; com foco especial no projeto de sistemas personalizáveis (incluindo sistemas de habitação). A mídia de computador e a manufatura digital fornecem as ferramentas que permitem o desenvolvimento de trabalhos avançados dentro dessas áreas de interesse.