Abertura da Pós-Graduação em Projecto Integrado para Reabilitação de Edifícios Antigos

A sessão de abertura da Pós Graduação em Projecto Integrado para a Reabilitação de Edifícios Antigos terá lugar no próximo dia 23 de Fevereiro de 2018, pelas 17h00, na sala G.2.2.


Nesta sessão, será feita a apresentação do programa, bem como dos professores responsáveis pelas respectivas Unidades Curriculares, que se encontrarão disponíveis para esclarecer quaisquer assuntos relacionados com a temática do curso, bem como sobre o seu funcionamento.
O curso terá uma duração lectiva de 3 meses acrescido de 2 meses para a realização de um trabalho prático, individual, orientado, findo o qual haverá lugar a uma apresentação e avaliação final.
Nesse sentido, o final do curso terá a sua conclusão prevista em Julho de 2018.
O curso manterá a sua vocação pós-laboral, pelo que os tempos lectivos serão distribuídos entre 6ª Feira durante o período da tarde e Sábado.

Página da Pós-Graduação em Projecto Integrado para a Reabilitação de Edifícios Antigos


Sobre o Projecto Integrado de Reabilitação de Edifícios Antigos (PIREA):

Presentemente, a reabilitação de edifícios antigos preenche uma parte significativa da prática do arquiteto, face à necessidade de salvaguardar e valorizar o património edificado, tendo em vista a sua permanência e, sobretudo, a sua correta renovação, revitalização e adequação aos usos contemporâneos.

Do mesmo modo, a intervenção em edifícios antigos obriga a um conhecimento aprofundado e especializado, enquadrado em princípios e sujeito a procedimentos e técnicas específicas, aliadas a uma capacidade de articulação com diferentes áreas complementares para além da arquitetura. 

Neste sentido, o curso de Pós-graduação em Projeto Integrado para a Reabilitação de Edifícios Antigos vocaciona-se para a formação de técnicos especialistas, capazes de atuar sobre esta realidade edificada, dotando-os de conhecimentos e metodologias de intervenção apropriados, capazes de dar resposta à necessidade de atuar sobre estas estruturas complexas e sensíveis no atual contexto de desenvolvimento das cidades e, especialmente, das suas zonas históricas e antigas.

O Curso de Pós Graduação em Projecto Integrado para a Reabilitação de Edifícios Antigos desenvolve-se ao longo de 3 meses lectivos, sendo estes complementados por um período de 2 meses para desenvolvimento de um trabalho individual, devidamente orientado e acompanhado por um dos professores responsáveis pelas Unidades Curriculares do Curso.

O Curso de Pós Graduação compreende as seguintes 6 Unidades Curriculares:

  1. História, Teoria e Crítica da Reabilitação e Restauro
  2. Arquitectura, Materiais e Sistemas Construtivos Tradicionais
  3. Edifícios Antigos: contextualização, caracterização e diagnóstico
  4. Enquadramento Legal do Património Arquitectónico
  5. Metodologia de Projecto Integrado 
  6. Patologias e Técnicas de Reabilitação   

A coordenação destas Unidades Curriculares é feita pelos Professores Alberto Flávio Lopes, António Santa-Rita e Vasco Pinheiro.

O curso contará, também, com a participação de diversos especialistas, convidados, na especialidade da reabilitação de edifícios e nas diversas matérias que lhe dizem respeito e complementam (estruturas, arqueologia, paisagismo, conservação e restauro, museologia, gestão patrimonial, gestão urbanística, gestão de projecto).