A Acústica em Portugal por Porfírio e António Pardal Monteiro

7 e 20 de Maio

Será realizada no dia 7 de Maio às 18h uma Conferência “A Acústica em Portugal por Porfírio e António Pardal Monteiro” e uma exposição “Arquitetura, Design e Acústica” na Galeria da Ordem dos Arquitectos que estará aberta ao público, gratuitamente, entre os dias 7 e 20 de Maio.

A exposição foi organizada pelo Departamento de Arquitectura da Universidade Lusófona DARQ em parceria com a DimensãoNOVA – arquitectura+design, a FANTONI, a Linha da Vizinha e a Quartoºsala home culture e assinala os 60 anos do Edifício da Reitoria de Lisboa dos Arq.os Porfírio e António Pardal Monteiro. São curadores os Arqº Nuno Griff e o Professor Arq.º Jorge Mealha do DARQ.

Exposição irá mostrar fotografias e desenhos inéditos do edifício da Reitoria e Biblioteca Nacional ilustrativos do desenvolvimento da acústica em Portugal. No dia da abertura, às 18h, realiza-se no Auditório da Ordem dos Arquitectos a conferência “A Acústica em Portugal por Porfírio e António Pardal Monteiro” com a participação dos arquitectos João Pardal Monteiro, autor da dissertação “Para o Projecto Global-Nove Décadas de Obra, Arte, Design Técnica na Arquitetura do Atelier Pardal Monteiro”, Jorge Mealha (Docente do Departamento de Arquitectura da ECATI) e Francisco Santiago (Mestre especialista em Acústica do Departamento de Comunicação da ECATI).

A moderação está a cargo do Arqº Nuno Ladeiro.

A participação na conferência habilita a ganhar um ícone de design, cujo sorteio vai decorrer no dia 21 de Maio no showroom “A Linha da Vizinha”.

Ambas, conferência e exposição, darão um especial enfoque aos edifícios da Reitoria e Biblioteca Nacional iniciados em 1956 por Porfírio Pardal Monteiro e mais tarde continuados por António Pardal Monteiro.

De acordo com a sinopse da Exposição “após um projeto inicial que se revelou insuficiente para as necessidades e depois do falecimento de Porfírio Pardal Monteiro, foi elaborado um novo estudo por António Pardal Monteiro para o edifício da Reitoria, que acrescentou um novo conjunto de instalações, destinadas ao Reitor, nomeadamente um anfiteatro que aumentou o volume da construção, especialmente da Aula Magna”.

Segundo refere João Pardal Monteiro na sua tese, a Aula Magna, sendo a maior sala que se construiu em Portugal naquela época, provocou um estudo muito aprofundado de todas as especialidades do projeto sob a orientação de António Pardal Monteiro, que contou com a brilhante colaboração nos interiores de Daciano Costa como designer de todo o mobiliário e na definição dos materiais e acabamentos.

“Todos estes aspetos interiores da sala foram estudados com o especialista em acústica, engenheiro Manuel Bivar, tendo sido feitos cálculos para os tempos de reverberação, de várias formas e utilizações, com vista a obter alguma versatilidade de utilização, além dos atos solenes onde a principal incidência é na palavra”

Lê-se na dissertação.

A exposição “Arquitetura, Design e Acústica” prossegue a partir de 21 de Maio no Showroom “A Linha da Vizinha” (Av. Conselheiro Fernando de Sousa 27, 1070 Lisboa), onde decorrerá uma visita guiada por Jorge Mealha e a apresentação das novidades da Feira do Móvel de Milão.

Um Workshop/Exposição vai ter lugar no dia 9 de Maio, às 17h30, no Showroom Quarto Sala (Praceta José Epifânio de Abreu nº 4, Oeiras), intitulado “Arquitetura e Design de Interface – Hub by Matteo Ragni”. O designer italiano foi o criador do sistema Hub para a Fantoni.

Entre os participantes do workshop será sorteada uma peça/ícone de design, assinada pelo mestre Achille Castiglioni.

A Galeria de Exposições da Ordem dos Arquitectos está aberta ao público todos os dias úteis, das 10h às 18h.

Saber mais