Seminário Doutoral 2020-21: Architecture: design and research


Os Departamentos de Arquitetura da Universidade Lusófona de Lisboa e Porto estão a organizar um seminário Doutoral para este ano académico – Arquitetura: Conceção e Investigação

Durante as próximas sextas-feiras, com hora a divulgar.

Poderão assistir através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84986977917

Sinopse

Um dos objetivos do seminário consiste em debater dialéticas entre a prática da arquitetura e a investigação em arquitetura, analisando, com base em percursos autorais consolidados, o tipo de relações que se podem estabelecer entre estes dois domínios profissionais. A investigação arquitetónica fundamenta a prática da arquitetura? E, será a prática do projeto uma base de investigação segura? De onde surge a motivação por assuntos a investigar? O património é um fator comum de estímulo? Existem outros fatores?

Podemos admitir que existem métodos comuns ou métodos adaptados entre a prática da arquitetura e a investigação? De que forma a sociedade e comunidades específicas podem beneficiar com arquitetura fundamentada em resultados obtidos com a investigação independente?
Propomos a apresentação de um conjunto de conferências de autores arquitetos e investigadores com leituras pertinentes e significativas no domínio do conhecimento científico, propostas metodológicas heterogéneas e relações de disseminação abrangentes e distintivas.